top of page

                                                                             TECELAGEM 

                                                            mulher tecendo no tear em Minas Gerais

          TECELAGEM UMA DAS ATIVIDADES DA                                CULTURA MINEIRA

Descrição:

A tecelagem é uma atividade da cultura mineira, esta presente em quase todo estado, é uma das atividades que traz a renda desses artesãos. São produzidos a partir dessa técnica, colchas, lençóis, toalhas e etc.

Tecelagem é o ato de tecer, através do entrelaçamento de fios de trama (transversais) com fios de teia  ou urdume (longitudinais), formando tecidos.

 

Esquema de um tear para tecelagem:

Tecidos produzidos no processo de tecelagem (também conhecidos como tecidos planos ou de cala) não devem ser confundidos com tecidos de malha. Nos tecidos planos há somente duas posições possíveis para os fios de trama: ou ele passa por baixo ou passa por cima dos fios de urdume.

Processo de tecelagem:

O processo da tecelagem divide-se em duas áreas distintas:

  1. Preparação para a tecelagem;

  2. Tecelagem propriamente dita;

Preparação para a Tecelagem:

  A preparação para a tecelagem é constituída por três operações distintas, Urdisagem, Encolagem e montagem do órgão no tear.

   Na Urdissagem as bobinas de fio são colocadas num suporte especial e guiados até à Esquinadeira, onde se apresentam perfeitamente individualizados e paralelos uns com os outros. Os fios, com exatamente o mesmo comprimento são então enrolados num eixo – Órgão do tear.

   A Encolagem, é uma operação que visa conceder aos fios de teia, a resistência necessária para aguentar as tensões que o tear provoca nos fios durante a abertura da cala, evitando quebras de fios e as consequentes paragens de produção. Na Encolagem a teia é desenrolada, e mergulhada numa solução coloidal adesiva (vulgarmente é usada uma Solução de Amido de milho). Após o mergulho, os fios são secos e enrolados novamente no órgão do tear. Esta operação pode ser dispensada no caso de fios retorcidos, por estes apresentarem uma maior resistência

   A montagem no tear consiste na montagem do órgão na traseira do tear e na passagem um-a-um dos fios no sistema de detecção de quebras e no liço correspondente. Esta última operação chama-se Remeter ou Empeirar e a ordem pela qual os fios são colocados nos liços chama-se Remissa ou Remeteção. No caso de no tear já estiver montada uma teia para fabricar o mesmo padrão de tecido, não se realiza a remissa, mas cada fio da nova teia é atado ao fio correspondente na teia antiga. Esta operação é hoje em dia realizada automaticamente.

Tecelagem propriamente dita:

A Tecelagem propriamente dita pode ser resumido em três operações:

  1. Abertura da cala: operação onde certos liços sobem e outros descem, para seleccionar os fios de urdume, formando duas mantas de fios, uma superior e outra inferior.

  2. Inserção da trama

  3. Batida do pente

Abertura da cala:

peração onde, por meio de Excêntricos ou maquineta, uns liços sobem e outros descem, para seleccionar os fios de urdume, formando 2 mantas de fios, uma superior e outra inferior.

Inserção da Trama:

A inserção da trama pode ser feita através de vários processos:

  1. Lançadeira;

  2. Projectil;

  3. Pinças;

  4. Jacto de ar;

  5. Jacto de água;

Batida do pente:

Após a trama ser inferida, o pente bate (impulsionado por excêntricos)

Padrões de Tecidos:

O que determina os tipos de entrelaçamento do fio é chamado de debuxo ou padronagem, e é realizada pela seleção dos fios de urdume que sobem ou que descem para a formação da cala. Há três padrões (Desenhos) básicos de tecidos: a tela (também conhecida por (tafetá), a sarja e o cetim. Existe ainda um quarto padrão chamado de jacquard, onde o urdume é controlado fio a fio, facto que propicia a elaboração de desenhos extremamente complexos, de que o Brocado é um exemplo.


Tecidos do tipo jacquard, onde o urdume é controlado fio a fio, propiciam a elaboração de desenhos mais complexos.

A tecelagem pode ser artesanal (tecelagem manual), utilizando-se de teares manuais, ou industrial, com teares automáticos.

                                          esquema da estrutura de um tecido plano tecido no tear

                                                                    esquema de um tear

                                                             esquema do processo de tecer os fios

                                                                                 colcha sendo tecida no tear

                                          Deixe seu comentário aqui em baixo

                                 Pause a musica para assistir o video

                                 Ouça um pouco de musica

bottom of page